Programa de Educação Tutorial do Curso de Música da Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte/CE
segunda-feira, 14 de abril de 2014
quarta-feira, 9 de abril de 2014
O que é o PET?
Amparado pela SESu/ MEC, o PET - Programa de Educação Tutorial é um
programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade
brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da
extensão.
O programa é composto por grupos tutoriais de
aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um
professor tutor, condições para a realização de atividades
extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando
atender mais plenamente as necessidades do próprio curso de Graduação
e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que
integram sua grade curricular.
Baixar em PDF: Manual de Orientações Básicas
PET MÚSICA UFCA CARIRI
O PET- Programa de Educação Tutorial do Curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Cariri vem desenvolvendo ao longo de Trê anos, atividades direcionadas à formação acadêmica dos alunos do referido curso, e também para a comunidade Caririense, principalmente, nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. O programa busca nos seus alicerces proporcionar uma construção de formação humana, pois se trata de um projeto que anseia ampliar os conhecimentos dos participantes de diversas formas, estimulando o crescimento profissional oferecendo diretrizes para os estudantes a seguir o magistério, com confiança e capacidade produtiva.
Ao assumir a responsabilidade de contribuir para um melhor desenvolvimento intelectual e humanitário, o PET MÚSICA UFC CARIRI propicia a todos os seus integrantes refletirem a respeito da profissão de educador musical, e proporciona interação entre os participantes e a sociedade oferecendo oportunidade de vivenciar novas experiências e aprimorá-las através das atividades extracurriculares e pelas atividades que integram o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Isso é fundamental para que os estudantes desenvolvam a necessidade básica de promover eventos que possam gerar descobertas, realizando atividades nas escolas, universidades e demais instituições públicas.
“Individualmente falando, o que tenho realizado como bolsista tem sido fundamental para meu desenvolvimento e despertar enquanto educadora de música. De inicio fiquei um pouco perdida em relação ao que teríamos que desenvolver, mas aos poucos fui aprendendo a ‘remar no barco e tomar a direção certa’.” (Maria Angélica Silva).
Acreditamos que essa é uma maneira de fazer com que o Brasil avance, no sentido de termos docentes com maior destreza, a partir de uma trajetória acadêmica com qualificação específica, bem como ser um profissional de qualidade.
Cada integrante do grupo tem uma forma de trabalhar, temos nossas diferenças e isso ao mesmo tempo é proveitoso. Às vezes é complicado lidar com pensamentos diferentes, mas, desta forma usamos a democracia para obter um denominador comum. Temos muito a aprender, as atividades de interação facilitam o nosso desenvolvimento, pois estamos trabalhando com pessoas diferentes, mas isso é o que nos dá mais conteúdo de aprendizagem, com a junção de todos podemos ser mais fortes diante das tarefas a serem cumpridas.
“Individualmente falando, o que tenho realizado como bolsista tem sido fundamental para meu desenvolvimento e despertar enquanto educadora de música. De inicio fiquei um pouco perdida em relação ao que teríamos que desenvolver, mas aos poucos fui aprendendo a ‘remar no barco e tomar a direção certa’.” (Maria Angélica Silva).
O PET MÚSICA UFC CARIRI é um começo próspero para os estudantes que almejam desenvolver sua capacidade de fazer música e sua habilidade profissional como multiplicador deste conhecimento. Mas, para que isso seja, de fato, algo importante, é necessário o interesse dos estudantes/bolsistas.
Tornar-se um petiano é uma tarefa de grande responsabilidade e dedicação, pois, juntamente com o curso de graduação trabalhamos para o crescimento e formação dos alunos e do próprio curso, através de ações coletivas que requerem uma participação e dedicação de todos.
Por meio das atividades realizadas neste programa temos a oportunidade de ascender como ser humano cumprindo com os nossos deveres e ajudando o outro.
Conseguimos realizar muitas atividades produtivas ao longo destes dois anos, onde todos puderam interagir, e seguindo os objetivos da criação do grupo, contar com atividades que nos auxiliam para uma formação capacitada completa.
Os planejamentos ou reuniões para realização das atividades é o momento onde tratamos dos eventos e suas organizações. Desde uma simples confraternização carnavalesca, que atraiu aos presentes no Campus trazendo a energia do grupo PET MÚSICA, como também a realização de um grande evento da Universidade Federal do Ceará, como a Semana de Educação Musical que abre espaço para uma aproximação da comunidade ao encontro da música.
Todos os eventos, ou a maioria deles têm congregado as pessoas, o que tem dado subsídios a temas importantíssimos, por exemplo, quando programamos palestras para o Dia da Voz ou convidamos pesquisadores internacionais, como foi o caso da Dra. Victória Eli Rodríguez, da Espanha, para ministrar um seminário, sobre “Metodologias da Investigação Musicológica”. É relevante dizer que procuramos centrar os eventos organizados pelo grupo no próprio campus, por crermos que é uma forma de instigar a própria socialização entre alunos e professores de outros cursos, porém, não deixamos de realizar algumas atividades também fora do campus, para uma aproximação maior com a comunidade em geral.
Uma forma bastante interessante de congregar a todos são as apresentações musicais realizadas uma vez por mês no intervalo das aulas, denominado Música no Campus, projeto criado pelos professores e que, posteriormente, fico a cargo do PET MÚSICA.
Quando se trata também incluir atividades que façam com que o braço da universidade se estenda exatamente à comunidade, o que chamamos Extensão Universitária - que além de fazer conhecida a proposta do curso de licenciatura em música contribui levando conhecimento de teoria e prática musical –, realizamos atividades como a que aconteceu em Ponta da Serra, distrito de Crato e outros espaços, onde realizamos oficinas de teclado, violão, flauta, coral e percussão corporal.
A vida nos dá sempre oportunidades de crescimento, de evoluir como ser humano, mas precisa também de esforço de nossa parte para que isso aconteça.
Assinar:
Postagens (Atom)